domingo, 1 de abril de 2012

Arcevo restaurado..............

Prefeitura expõe acervo restaurado da Pinacoteca Municipal
A partir do próximo mês, a Prefeitura de Viçosa vai expor o acervo da Pinacoteca Municipal à população, a começar pelo Projeto Galeria em abril. Esta será a segunda vez que os quadros serão expostos ao público após a restauração, realizada em 2011. A Prefeitura também planeja expor as obras na Praça Silviano Brandão no dia 22 de maio, Dia de Santa Rita de Cássia, padroeira da cidade.
O Projeto Galeria, coordenado pela assessora de Eventos do Departamento de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia, Brenda Santunioni, tem a proposta de aproximar o grande público da Arte, além de divulgar os talentos locais. “Expor a Pinacoteca, num espaço de livre acesso, é permitir que toda a população aprecie as obras de estilos variados”, comenta a assessora.
A Pinacoteca Municipal de Viçosa foi criada pela Lei nº584, sancionada pelo Prefeito Carlos Raimundo Torres, em 19 de julho de 1971. Segundo o secretário municipal de Cultura e Patrimônio, Antônio Luiz Miranda (Tunico), muitos não sabem que a Prefeitura possui um acervo de quadros. “Esta é uma maneira de dar visibilidade às obras de grandes artistas que foram doadas à Prefeitura”, destaca.
O recurso para a restauração de 27 obras do acervo veio do Fundo Estadual de Cultura, com contrapartida da Prefeitura. Segundo a chefe do Departamento de Cultura e Patrimônio, Cíntia Fontes, a revitalização, executada pela restauradora Helena Fortes, foi um passo importante para a preservação da cultura do município. Entre os artistas de destaque, ela cita Inamá de Paula, com o quadro “A favela”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário