sexta-feira, 27 de abril de 2012

Carteira de trabalho no SINE.....

SINE de Viçosa começa a emitir Carteira de Trabalho
Melhores condições de atendimento, modernização do sistema e emissão do seguro-desemprego também marcam a evolução do SINE de 2011 para 2012
A agência do Sistema Nacional de Emprego (SINE) em Viçosa vai começar a emitir a Carteira de Trabalho, procedimento que já é realizado em SINEs de outros municípios. Para isso, a equipe local vai participar de um curso de capacitação nos dias 8 e 9 de maio, e a previsão é que a emissão do documento comece depois da primeira quinzena do mês, mediante agendamento.
No SINE também é possível requerer o seguro-desemprego, que visa promover a assistência financeira temporária ao trabalhador desempregado, em virtude de dispensa sem justa causa. Para diminuir o tempo de espera, o atendimento para requerer o seguro-desemprego somente é realizado com agendamento, que pode ser feito pela internet no site da Prefeitura (www.vicosa.mg.gov.br), em Serviços>Seguro-Desemprego, pelo telefone (31) 3885-1805, ou pessoalmente no SINE. O trabalhador pode requerer o benefício de sete a 120 dias corridos, a partir da data da última dispensa do trabalho.
Aliado a isso, o SINE investe em melhores condições de atendimento. De acordo com o chefe do Departamento de Indústria e Comércio, Leonardo Paiva, cinco novos computadores foram adquiridos para agilizar o atendimento e proporcionar mais conforto aos usuários, evitando filas.
Em setembro de 2011, o SINE modernizou o seu sistema operacional. Segundo a coordenadora do SINE, Carolina Vaz, o funcionamento do SINE foi aprimorado principalmente ao possibilitar o cruzamento de dados.“Agora o SINE está completamente ligado a todas as unidades do estado, o que vai permitir que todos tenham acesso direto às vagas disponíveis em outros municípios”, explica.
O SINE se destaca pela colocação de pessoas no mercado de trabalho e possui credibilidade junto ao empresariado local e regional. Atualmente, o sistema conta com aproximadamente 4 mil pessoas cadastradas. Neste ano, das 72 pessoas que foram encaminhadas ao mercado de trabalho, o SINE foi responsável pela colocação de 55, sendo que, até momento, há vagas pendentes.
O principal desafio enfrentado é a falta de qualificação profissional dos candidatos, sendo que as vagas com maior dificuldade de preenchimento são as de pintor, serralheiro e vidraceiro. Para amenizar essa carência, a Secretaria de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia da Prefeitura de Viçosa, responsável pelo SINE no município, estuda a realização de cursos de capacitação.
Para se cadastrar, é necessário comparecer ao SINE, na Rua Doutor Milton Bandeira, 380, 3º piso. O horário de funcionamento é das 8h às 17h. Diariamente, as vagas disponíveis no SINE também são divulgadas pela internet, no site da Prefeitura de Viçosa, no ícone Empregos.
Outras informações sobre o SINE pelo telefone (31) 3885-1805– SINE / Secretaria de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia
Documentos necessários para requerer o seguro-desemprego e outras informações sobre o benefício em http://www.csat.com.br/trabalhadores/seguro-desemprego/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário