quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Conferência Municipal do Idoso

Sec.de Ação Social Ângelo Chequer

Conferência Municipal do Idoso traça diretrizes 
para fortalecer os direitos na terceira idade
Aconteceu nesse final de semana a II Conferência Municipal do Idoso, uma realização da Secretaria de Assistência Social e do Conselho Municipal de Idoso (CMI). As discussões giraram em torno do tema “O Compromisso de todos por um envelhecimento digno em Minas Gerais e no Brasil”. A Conferência foi realizada no Colégio do Carmo, na Rua Virgílio Val.
A Conferência orientou-se segundo os seguintes eixos temáticos: I- Envelhecimento e políticas do Estado e Município: Pactuar caminhos intersetoriais, II- Pessoa Idosa: protagonismo da conquista e efetivação dos seus direitos, III- Fortalecimento e integração dos Conselhos: existir, participar, estar ao alcance, comprometer-se com a defesa dos direitos dos Idosos, IV- Diretrizes orçamentárias, plano integrado e orçamento público da União, Estados e Município, conhecer para exigir, exigir para incluir e fiscalizar e V – Avaliação do impacto da última Conferência sobre a Política Nacional do Idoso.
Os presentes discutiram sobre o panorama atual da terceira idade no país e propuseram diretrizes para fortalecer o compromisso e a garantia dos direitos da pessoa idosa. Todas as propostas municipais foram aprovadas pela Plenária da II Conferência Municipal do Idoso e serão encaminhadas ao Conselho Estadual do Idoso. Durante o evento, também foram escolhidos os delegados que irão representar o CMI na Conferência Estadual do Idoso, que acontecerá em Belo Horizonte. Compuseram a mesa o secretário de Assistência Social Ângelo Chequer, representando o Prefeito Celito Francisco Sari, a secretária de Educação Ana Lucia de Oliveira, a vereadora Cristina Fontes, a Cabo da Polícia Militar Selma Pacheco e o Senhor Salvador Pena, representando os idosos do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário