quarta-feira, 14 de setembro de 2011

A caminho

Sec meio ambiente Luiz Eugenio.
A Usina Ecosustentável já está virando uma realidade em Viçosa, que é pioneira no país com a implantação deste projeto público-privado: resultado da parceria da Prefeitura Municipal (PMV) e a Universidade Federal de Viçosa (UFV).
O Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) já analisou e aprovou o projeto da ECO Usina, que foi encaminhado para a finalização dos trâmites e está aguardando a anuência do Banco Central. O licenciamento ambiental para o funcionamento da Usina também já está em fase de conclusão, conforme o secretário Municipal de Meio Ambiente, Luis Eugênio de Moura.
.
A ECO Usina será construída ao lado do Aterro Sanitário, localizado na Rodovia Viçosa-Porto Firme. O terreno já está sendo preparado com terraplanagem. A previsão é que a construção da Usina comece logo após a assinatura de convênio entre a Prefeitura e a UFV, que deve acontecer no final deste ano. De acordo com Luis Eugênio, o tempo estimado para as obras de implantação da Usina é de seis meses.
A Usina Ecosustentável terá capacidade para atender a uma população de 100 mil habitantes e será destino final de todo o lixo coletado em Viçosa. Na Usina, o lixo passará por uma esteira de triagem, onde serão separados os recicláveis. Feito isso, os recicláveis serão encaminhados para a separação por classe, limpeza e prensagem.
.
O investimento total para a implantação da Usina Ecosustentável será de aproximadamente 5,4 milhões de reais, financiados pelo BDMG. O secretário de Meio Ambiente afirma que um dos maiores legados será a inclusão social. “A Usina vai gerar 100 empregos, de forma direta. E a ideia é que os catadores de materiais recicláveis de Viçosa passem a trabalhar no local, contando com direitos trabalhistas”, completou Luis Eugênio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário