quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Começou

Final de semana tem atividades para comemorar os 140 anos de Viçosa

Neste final de semana, Viçosa será palco do 2º Encontro de Motociclistas, Show Gospel com a Dupla Daniel e Samuel, Oficina Intermunicipal para Gestores do Patrimônio Cultural e Exposição da Pinacoteca Municipal. Esses eventos fazem parte da comemoração dos 140 anos de Viçosa, cuja programação foi desenvolvida pela Prefeitura Municipal de Viçosa, juntamente com vários parceiros.
Nesta sexta-feira (16), a partir das 14h, acontece na Câmara de Vereadores a 1ª Oficina Intermunicipal para Gestores do Patrimônio Cultural, uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Patrimônio. O evento é voltado para prefeitos, secretários, chefes de departamento e presidentes dos conselhos de patrimônio, em parceria com diversos municípios da região.
O objetivo é promover um espaço de discussão das diretrizes de preservação do patrimônio cultural e as responsabilidades dos municípios. A oficina faz parte da Jornada Mineira do Patrimônio Cultural 2011 e propõe a troca de experiências e informações sobre as ações de proteção e investimento nos bens culturais. A diretora do Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA) é presença confirmada.
Às 19h, encerrando a Oficina, será realizada a abertura da 1ª exposição de parte do acervo restaurado da Pinacoteca Municipal no Museu Arthur Bernardes. Viçosa possui um grande acervo de obras de arte de pintores reconhecidos do estado de Minas Gerais e de fora dele. A coleção foi crescendo com o passar dos anos, sendo a maioria das peças adquiridas por doação. No último ano, as obras foram restauradas por iniciativa da Prefeitura de Viçosa com patrocínio da Secretaria de Cultura de Minas Gerais, com recursos do Fundo Estadual de Cultura (FEC).
Até o dia 17, acontecem visitações de estudantes da rede pública de ensino e de alunos de graduação da Universidade Federal de Viçosa (UFV) a bens tombados do município. No sábado (17), a partir das 12h, tem Encontro de Motociclistas na Praça Marechal Deodoro (ao lado da Estação Cultural Hervê Cordovil), no centro. E no dia 18, o Colégio de Viçosa recebe o show gospel da Dupla Daniel e Samuel a partir das 19h. A entrada no show é um quilo de alimento não-perecível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário