terça-feira, 17 de abril de 2012

Ultimas ruas.............

Ruas de São José do Triunfo recebem pavimentação asfáltica
Depois de um trabalho de limpeza que se fez necessário em decorrência das chuvas do final de março, a empreiteira responsável pelo asfaltamento de 22 ruas de Viçosa iniciou a pavimentação da Rua Elisa Ladeira, em são José do Triunfo, nesta quinta-feira. A Rua Maria Brigida e a Praça Luísa Rodrigues Lopes, também daquele distrito, receberão o mesmo benefício. Antes da massa asfáltica, foram realizadas obras complementares com a construção de 465 metros de meio fio, 342 metros de rede de captação de água pluvial e nove bocas-de-lobo
Os demais locais contemplados foram: Rua Antônio Lopes Lelis (Santo Antônio), Rua Geninho Lentili (Centro), Rua Rui Barbosa (Bairro de Fátima), Praça Ricardo Alves Silva, Rua José Camilo Fialho, Rua Camilo Rosa Oliveira, Rua Serafim de Pinho Ferreira (Silvestre), Rua São Lucas, Rua Maria das Neves C. Amaral, Rua Rita de Oliveira Pimentel (Inácio Martins), Rua Vereador Almiro Pontes, Rua José Manoel Cabral, Rua Juscelino Kubitschek, Rua Cajuri, Travessa José Manoel Cabral, Rua Tiradentes, Rua da Mantiqueira (João Braz), Rua Dona Carlota, Travessa Divino Corações (Cachoeira de Santa Cruz).
Os serviços foram executados com a utilização de concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ), o popular asfalto quente, e somaram um total de 8.342,75m de pavimentação, 3.560m de rede de água pluvial, 116 bocas de lobo e 59 poços de visita (PV).
Benedito Valadares
Está em fase de conclusão o calçamento com bloquetes realizado pela Secretaria de Obras da Prefeitura de Viçosa na Rua Benedito Valadares, ao lado da via férrea, no Centro, Antes, foi realizado o trabalho de infraestrutura com a construção de 200 metros de rede de água pluvial com tubos e manilhas, além de sete bocas de lobo para o escoamento de águas de chuva. Agora as ações estão voltadas para a segunda etapa do calçamento da via, com bloquetes, que será concluída nos próximos dias. A rua Manoel Fialho de Freitas, no bairro Bom Jesus, também recebeu o mesmo tipo de calçamento.

Um comentário:

  1. Fala Paulinho, o bom seria se o asfaltamento fosse para todas as ruas.

    (ainda aproveitando o espaço deste blog),

    Estou aproveitando este espaço para contribuir com essa discussão sobre o espaço físico da cidade de Viçosa. A cidade nunca priorizou os pedestres, optando sempre pela locomoção automotiva. Cidade pequena, que tem um centro relativamente plano, poderia ceder mais espaços para as ciclovias e as calçadas, não apenas pelo relevo mais plano do centro, mas também por inserir as pessoas para relações coletivas, possibilizadas pelos aumentos das calçadas. A cidade deve ser um espaço da vivência, do encontro e não apenas o espaço do trabalho e de outras obrigações do nosso dia-a-dia. Priorizar o transporte individual (automóvel) numa cidade onde o espaço físico é limitado, acaba por gerar problemas de todas as ordens. Em relação a calçadas Paulinho, olhe bem o que estão fazendo com a Avenida Castelo Branco, principalmente ali em frente aquelas oficinas e revendedoras de carros, aquelas calçadas são apropriadas pelos empresários como estacionamento de suas lojas e vitrine de seus produtos, tendo o pedestre a difícil missão de se arriscarem ali (faixa de acostamento - faixa branca), próximo onde os veículos passam a uma elevada velocidade, sendo obrigadas a colocarem suas vidas em risco por não terem calçadas para poderem transitar. Falo isso da Av. Castelo Branco por ter expandido o comércio ali há pouco tempo.
    A cidade de Viçosa precisa urgentemente mudar suas prioridades, ou no mínimo os nossos governantes precisam agir com bom senso e regular a construção civil na Cidade de Viçosa. Não podemos esperar acontecer o pior para poder intervir na realidade, acredito que o momento seja agora. Viçosa tem um grande privilégio de ter a melhor universidade do Estado e uma das melhores do Brasil, isso traz grandes benefícios para o desenvolvimento da cidade mas também traz grandes responsabilidades para com sua gerência. A UFV já está se organizando para o boom do desenvolvimento que o Brasil começou, agora falta Viçosa entrar numa parceria com a UFV e aproveitar o momento para (re)fazer o seu plano de desenvolvimento e priorizar mais o social e menos o individual, sempre respeitando os direitos cada um e do todo.

    ResponderExcluir