terça-feira, 31 de maio de 2011

Multirões

Mutirões contra a Dengue coletaram mais de 14 toneladas de materiais
Os cinco mutirões contra a Dengue realizados nos bairros Violeira, Santo Antônio, Belvedere, João Braz, Lourdes, Laranjal, Amoras e Escorpião, coletaram 14.650 Kg de materiais que pudessem servir de criadouro para o mosquito transmissor da doença. Na Violeira, foram 1.100  Kg, no Santo Antônio e Belvedere, 5.500 Kg, 3.100 Kg no João Braz, 1.750 Kg no bairro de Lourdes e, no Amoras, Laranjal e Escorpião, foram coletados 3.200 Kg.
Os mutirões foram uma iniciativa da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) e da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Viçosa (PMV), em parceria com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Casa do Empresário, alunos da Univiçosa e da UFV e Tiro de Guerra.
O próximo passo consiste na consulta dos índices de infestação dos demais bairros de Viçosa que a FUNASA vai realizar, para organizar mais uma etapa da campanha contra a Dengue. A próxima etapa da campanha poderá incluir mutirões, palestras ou outros tipos de ações. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o índice de infestação até 1% é aceitável, entre 1% e 3,9% é considerado estado de alerta e, acima desse valor, significa que determinado local está sob risco de surto.
Outra coordenadora da campanha e funcionária da Vigilância Epidemiológica da PMV, Roberta Tavares, relembra a colaboração da população, que se mostrou preocupada com a Dengue e permitiu que os participantes dos mutirões entrassem em suas casas para informar sobre a doença e recolher materiais que pudessem acumular água, servindo de criadouro para o mosquito. “Tenho que parabenizar toda a população pela ajuda e por ser solidária à campanha”, agradece a coordenadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário