quinta-feira, 5 de maio de 2011

Saae

SAAE apresenta relatório sobre Limpeza Pública
Atendendo à solicitação dos vereadores Cristina Fontes e Antônio Elias, o Diretor Presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Sanzio Borges, fez uma explanação na sessão ordinária da Câmara Municipal sobre a coleta e destinação do lixo em Viçosa. Acompanhando o Diretor Presidente, estavam o Diretor de Limpeza Pública Geraldo Fausto, o Diretor da Divisão Técnica José Luiz Pereira, o Diretor Administrativo Irineu Cassani e o assessor técnico Marcos Magalhães.
O Diretor Presidente do SAAE apresentou os investimentos realizados desde que assumiu os serviços de Limpeza Pública, em dezembro de 2009, como aquisição de contêiners, caminhões, uniformes e equipamentos de proteção individual. Falou também sobre as capacitações que são realizadas periodicamente, além das adequações que estão sendo necessárias para que o Aterro Sanitário receba a certificação ambiental, que vai permitir o repasse do ICMS Ecológico do governo para o município.
O Diretor Presidente destacou as parcerias que estão sendo firmadas para a melhoria dos serviços de limpeza e comentou que o SAAE tem feito a manutenção da Usina de Triagem e apoiado a coleta seletiva. Além disso, o Diretor disse que até agora a receita está equilibrada. Quando perguntado sobre a taxa de limpeza, o Diretor disse que o cálculo tem como base também o zoneamento, ou seja, depende da região onde o cidadão reside e de como é a estrutura urbana pública da residência. Ele falou que isso trouxe mais justiça social e que, em muitos casos, a conta até caiu.
Questionado sobre a aplicação de multas, o Diretor disse que o fiscal de Limpeza Pública está trabalhando com foco na educação e informação, alertando o cidadão sobre como ele pode contribuir com a limpeza. "Está sendo comunicado os horários de coleta em todos os bairros e na zona rural, e estamos colocando placas informativas sobre a proibição de jogar lixo e entulhos nas vias públicas”, afirmou.
O diretor foi sabatinado pelos vereadores extrapolando o tempo regulamentar, porém, como foi de consenso, o assunto é de extrema importância, e o SAAE está trabalhando muito para equacionar este desafio. A campina está sendo implementada pela Autarquia, para dar suporte às secretarias de Obras e Meio Ambiente. A dinâmica da reposição de pavimentação também está sendo remodelada, e o aumento do número de Agentes de Limpeza Pública está fazendo a diferença no trabalho. A varrição de rua está recebendo investimentos, e o SAAE está solicitando o apoio da comunidade para que coloque o lixo para fora na hora da coleta para evitar que animais espalhem os resíduos. Outro ponto interessante frisado pelo Diretor Presidente foi que as pessoas devem colocar nas papeleiras presas aos postes, somente pequenos papéis, e jogar os sacos de lixo, quando necessário, nos contêiners de mil litros.
Ao final da reunião, houve muita cordialidade entre os servidores do SAAE e os vereadores. Houve um agradecimento em geral aos servidores dos SAAE, e o professor Marcos Magalhães lembrou à Casa que no dia 16 de maio se comemora o Dia do Gari e que fosse ali lembrada a importância deste trabalho para o bom andamento da cidade.
O Presidente da Câmara agradeceu a participação e ressaltou a importância de momentos iguais a este para melhor esclarecer a comunidade sobre os trabalhos e os investimentos que estão sendo realizados no serviço de atendimento ao público prestado em Viçosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário