domingo, 25 de março de 2012

Forum de Viçosa.............

Fórum de Desenvolvimento de Viçosa
O I Fórum de Desenvolvimento de Viçosa será promovido pela ADEVI - Agência de Desenvolvimento de Viçosa e terá como principal finalidade elaborar o planejamento de médio e longo prazo para nortear os projetos e ações de todas as entidades que trabalham para o desenvolvimento de Viçosa e região.
O Fórum tem por objetivos identificar as potencialidades a serem exploradas e os obstáculos a serem superados pelo município e região, definindo ações e fixando metas de médio e longo prazo.
Pretende-se envolver toda a comunidade (agentes públicos; representantes de classes; lideranças comunitárias; profissionais e técnicos das diversas áreas) em um amplo debate que resulte na construção de um Plano Estratégico de Desenvolvimento local e regional.
O Fórum acontecerá nos dias 23 e 24 de março de 2012, no Parque Tecnológico de Viçosa, Avenida Oraida Mendes de Castro, nº 6.000 - Silvestre - 36570-000, Viçosa-MG. As inscrições podem ser feitas, gratuitamente, através do site da ADEVI: www.adevi.org.br.
A abertura do evento acontecerá no dia 23, às 18h, seguida da palestra “Desenvolvimento Local e Regional”, proferida pela Sra. Liana Carleial (Professora da Universidade Federal do Paraná).
No dia 24, às 8h, acontecerão os debates, que serão realizados em quatro eixos temáticos: Gestão pública; Políticas Sociais; Aspectos Físicos e Territoriais; Desenvolvimento Econômico. Será um dia de trabalho, com uma dinâmica que permitirá a participação de todos na elaboração de um Planejamento Estratégico que reflita os anseios da sociedade viçosense.
Encerrados os trabalhos, uma comissão relatora será encarregada de sistematizar as decisões e propostas apresentadas com vistas a produzir o documento final que deverá ser divulgado para a comunidade e servirá de roteiro para o acompanhamento das ações dentro do horizonte das metas fixadas. Os resultados estarão disponíveis no portal“Fórum Permanente de Desenvolvimento de Viçosa”, que abordará todos os temas abordados e permitirá a discussão da população, que poderá fazer críticas e sugestões para que o Planejamento Estratégico seja monitorado, atualizado e seguido. Este portal estará disponível para todas as entidades que realizarem fóruns temáticos, para que os resultados sejam publicados e disponibilizados para toda a sociedade.
O foco do Fórum será o município de Viçosa, mas os municípios da região serão convidados para participar, contribuindo com as discussões e podendo levar as experiências do Fórum para seus municípios. Certamente, as discussões serão mais amplas, abrangendo discussões sobre assuntos de amplitude regional. Além disso, a ADEVI oferecerá aos municípios que participarem do Fórum a oportunidade de replicar o modelo de evento em suas cidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário