quinta-feira, 1 de março de 2012

Secretário pede exoneração

Secretário de Governo fala sobre planejamento e apresenta portaria de exoneração na Câmara de Vereadores
O Secretário de Governo da Prefeitura de Viçosa, José Antônio de Oliveira (Tafarel), compareceu à Câmara de Vereadores na noite da última terça-feira (ontem), atendendo requerimento do vereador Luiz Eduardo Figueiredo Salgado (Cebolinha) para falar sobre planejamento da administração do Prefeito Celito Sari. O Secretário de Obras e Serviços Públicos, Kelison Machado, também foi convocado, mas não pode comparecer por motivo de problemas de saúde na família.
Antes de dar início aos trabalhos que pautaram o requerimento, Luiz Eduardo apresentou várias reivindicações de moradores do Vale do Sol, inclusive sobre o reparo da cratera na via férrea, aberta pela força das águas das chuvas do início de Janeiro. Em resposta, Tafarel disse que a Prefeitura está providenciando a solicitação dos moradores e, sobre o problema na ferrovia, no local será feita uma galeria com tubo ARMCO (tubo de aço), para agilizar a recuperação do trecho.
A seguir, questionado sobre o planejamento da Prefeitura, o Secretário de Governo fez uma ampla exposição de todas as obras realizadas pela atual administração em dezoito meses de trabalho. Falou da aquisição de inúmeros veículos novos para modernização da frota municipal; sinalização semafórica, e de rampas nas faixas de pedestres onde foram instalados os semáforos, de forma a garantir segurança e acessibilidade naqueles locais; da pavimentação asfáltica com produto de qualidade em 22 ruas; do calçamento poliédrico em vários bairros do Município, das redes de águas pluviais; drenagem e cascalhamento das estradas rurais; e de duas frentes importantes de trabalho de contenção de encosta que está em fase de acabamento na Rua do Contorno, no Bairro amoras. Ainda sobre calçamento, o Secretário lembrou que Viçosa possui 902 ruas distribuídas em 67 bairros e que, dessas, 300 nunca receberam qualquer tipo de infraestrutura e calçamento, o que se torna mais um desafio a ser superado pela a administração
Depois, apresentou números expressivos de ações na área de saúde, com aumento de número de postos do Programa de Saúde da Família, compra de medicamentos entre outros e da reforma e ampliação de várias escolas, oferecendo mais conforto para a comunidade e para todos que nelas trabalham e estudam. Sobre as escolas, ressaltou a importância da conclusão do Centro Educacional “Doutor Januário de Andrade Pontes”, que já está em funcionamento, atendendoas escolas municipais que funcionavam no antigo Colégio de Viçosa.
Ato contínuo, Tafarel falou sobre os projetos com previsão de serem efetivados ainda em 2012. Além da recuperação de todas as pontes danificas ou destruídas pelas chuvas na zona rural, citou, entre outros, a construção da Escola Municipal “Juscelino Kubtscheck”, da Barrinha; Reforma, ampliação e cobertura da quadra de esportes da Escola Padre“José Francisco da Silva” (Nova Viçosa); quadra coberta da Escola Municipal “Ministro Edmundo Lins”; Creche de Silvestre; Creche de Nova Viçosa; PSF do Bairro Aduino Bolivar (Amoras); Capela Mortuária de São José do Triunfo; construção da ponte em substituição à Galeria do Ribeirão São Bartolomeu da Travessa Tancredo Neves; Substituição e melhoramento do Calçamento de todo o Bairro Sagrados Corações (Carlos Dias); drenagem da Avenida das Arábias (Santa Clara/Vale do Sol), Bom Jesus e Nova Viçosa; reforma das quadras de Cachoeirinha e São José do Triunfo; galeria com tubo ARMCO na Rua Guanabara e reconstrução da ponte da Rua Medina Floresta (Santo Antônio).
No final da apresentação, surpreendendo a todos, Tafarel apresentou seu ato de exoneração do cargo de Secretário Municipal de Governo em caráter irrevogável, que foi efetivado pela portaria nº 081/2012, assinada apelo Prefeito Celito Sari.

Nenhum comentário:

Postar um comentário