sexta-feira, 22 de julho de 2011

Começou a EXPOVALE 2011

Um bom público esteve presente, ontem, quinta-feira (21/7), no primeiro dia Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial do Vale do Piranga, Expovale 2011. A programação técnica começou bem cedo, às 6 horas da manhã, com a realização da primeira ordenha do Torneio Leiteiro, inaugurando a exposição de bovinos e mostra de Eqüinos. À tarde teve inicio a Feira de Artesanato Regional, no Galpão do Produtor, com exposição e comercialização de produtos típicos do Vale do Piranga.
Um dos estandes mais concorridos, foi o “Espaço do Agronegócio”, na super- tenda de 300 metros quadrados, onde o público visitou a exposição de cachaças da região, uma miniusina de beneficiamento de leite do Instituto Cândido Tostes, minialambique do Laticínios Porto Alegre e história da carne suína pela Assuvap/Coosuiponte.
Às 23h horas, a banda Samantha, de Divinópolis, subiu ao palco, e agitou o público presente com uma apresentação arrebatadora, cantando inúmeros sucessos musicais, nacionais e internacionais.
Programação do 2º dia, sexta-feira (22/7)
De 8 às 17 horas - Seminário Regional de Desenvolvimento Rural, no auditório do Sindicato dos Produtores Rurais, direcionado aos produtores rurais, técnicos, lideranças municipais e políticas.
O seminário apresenta diagnóstico de oito municípios da Região, que compõem a área de abrangência do escritório regional da EMATER em Ponte Nova e a base territorial do Sindicato dos Produtores Rurais de Ponte Nova. O documento aponta os principais problemas, potencialidades e possíveis soluções da realidade vivida hoje pelo produtor rural, na esfera social, econômica, política e ambiental, dos seguintes municípios: Acaiaca, Amparo do Serra, Guaraciaba, Oratórios, Piedade de Ponte Nova, Ponte Nova, Rio Doce e Urucânia
O evento tem dentre suas finalidades: avaliar a real situação dos produtores rurais, mediante o diagnóstico elaborado; sensibilizar autoridades regionais, estaduais e federais em prol da melhoria da qualidade de vida no meio rural, além de criar câmaras técnicas para planejamento e estratégias de ações a serem desenvolvidas.
O seminário servirá, também, para a construção integrada de soluções para a microrregião de Ponte Nova a curto, médio e longo prazo, que visem à melhoria da qualidade de vida dos produtores rurais.
Pela manhã, no debate público, Dario de Miranda Magno, Coordenador da área de metodologia da Emater, de Diamantina, ministrou palestra sobre Desenvolvimento Rural e Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) .
À noite, a partir de 19 horas, no Galpão do Produtor, prossegue a Feira Regional de Artesanato, mais “Festival de Lobrobô com carne suína”, de caldos, a III Festa da Goiabada, no Galpão do Produtor.
Às 23 horas, na programação artística, a Banda Sacode a Poeira, de São Paulo, apresenta-se para o público, prometendo um concorrido show de forró e sertanejo.
A promoção da Expovale 2011 é do Sindicato Rural em parceria com a Prefeitura de Ponte Nova, com o apoio da Câmara de Vereadores, Laticínios Porto Alegre, Prefeitura Municipal de Ponte Nova, Emater-MG, AMAPI, Assuvap/Coosuiponte, Sebrae-MG, Epamig, IMA, Coplacan, Polícia Militar e Polícia Civil.
--

Nenhum comentário:

Postar um comentário