sexta-feira, 22 de julho de 2011

A Prefeitura de Viçosa, por intermédio da Secretaria Municipal de Assistência Social promoveu quatro reuniões com comunidades rurais no último sábado para informações sobre o Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), versão “Minha Casa Minha Vida” para o meio rural.

A Prefeitura de Viçosa, por intermédio da Secretaria Municipal de Assistência Social promoveu quatro reuniões com comunidades rurais no último sábado para informações sobre o Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), versão “Minha Casa Minha Vida” para o meio rural.
Na oportunidade, o Secretário de Assistência Social, Ângelo Chequer, fez um breve pronunciamento sobre o programa, enfatizando que o mesmo prevê a aquisição de materiais de construção no valor de 15 mil reais para construção de casas com modelo padrão, nas propriedades de pequenos produtores ou trabalhadores rurais que não possuem moradia, ou que as casas estejam em estádo precário de conservação.
A seguir, os representantes da Elabore Projetos, responsável técnica do Programa, Samuel C. Broilo e Juliana Pereira, disseram que a verba é destinada somente para a aquisição de materiais de construção e que a construção das casas será de responsabilidade do proprietário, pelo sistema de mutirão ou contratação de profissionais para esse fim. O material é apenas para construção e não poderá ser aplicado em reformas.
Lembraram também que, em caso de móveis em condições precárias de conservação, após concluída a nova residência, a antiga terá de ser demolida ou utilizada para outros fins que não sejam moradia, como por exemplo, paiol. Quem tem residência na cidade, com escritura em seu nome, também não será atendido pelo programa.
Podem participar do PNHR posseiros e donos de terras que não possuem a escritura; proprietários que possuem a escritura do terreno, contrato de compra e venda ou recibo do terreno; filhos ou netos - cujos pais ou avós possuem a escritura do terreno – por meio de autorização; e pessoas remanescentes de terras indígenas ou áreas quilombolas, desde que reconhecidas.
As reuniões foram realizadas na Escola Municipal Monsenhor “Joaquim Dimas Guimarães” (comunidades de Piuna, Duas Barras, Morro do Leite, Chácara, Pinhão, Sumidouro, Laranjeira, Nobres, Colônia, Siriquite); Igreja do Córrego São João (Córrego São0 João, Estiva, Pau de Cedro, Monjolinho, Novo silvestre, Arrudas, Zubá, Portugueses, Marques, Coura e Poca); Igreja de Córrego Fundo (Estação Velha, Buieié, Santa Tereza, Macena, Cascalho, Diveras, Pedra Redonda, Córrego Cassimiro, Violeira, Zig Zag, Silêncio, Paula, Cachoeirinha e Santiago); e na Escola Municipal “Almiro Paraíso (Córrego São Francisco, Coelha, Posses, Mãe Tunica, Mainarte, Córrego Mariano, Machado, São domingos, Paraíso, Córrego do Engenho, Palmital, Boa vista e Cristais).

Nenhum comentário:

Postar um comentário