terça-feira, 6 de março de 2012

Vacinação.............

A Secretaria Municipal de Agricultura (SEAGRI) inicia a Campanha de Vacinação contra Brucelose de 2012 em março/abril. Os agricultores do Município de Viçosa, que possuam rebanho bovino e desejarem participar desta Campanha, podem inscrever suas bezerras nascidas entre os meses de agosto e dezembro de 2011, conforme o calendário de inscrição a seguir.
5/03
6/03
7/03
8/03
9/03
Tanque Coletivo de leite do Silêncio
Tanque Coletivo de leite de Santa Tereza
Tanque Coletivo de leite do Piúna
Tanque Coletivo de leite do Paiol
Tanque Coletivo de leite do Córrego São João
Entre 8:00 h e 10:30 h
As inscrições também poderão ser feitas, neste mesmo período ( cinco a nove de março), diretamente na SEAGRI, na Rua Gomes Barbosa, 803 (fundos do Colégio Viçosa), portando o cartão de cadastro do rebanho no IMA.
Brucelose
A Brucelose é uma doença perigosa tanto para o gado como para o ser humano e não tem cura. Nas vacas, provoca abortos e problemas de reprodução, provocando esterilidade nos touros e maior mortalidade de bezerros que vierem a nascer das vacas contaminadas. Além disso, a Brucelose pode ser transmitida para o ser humano através do leite, podendo provocar aborto, esterilidade e impotência, febre e inchaço nas juntas e nos testículos. Para evitar estes riscos à saúde e prejuízos na atividade, é obrigatório vacinar todas as bezerras entre três e oito meses de idade, sendo que uma única dose protege o animal para toda a vida.
A legislação federal prevê ainda o diagnóstico periódico dos rebanhos para a Brucelose e, caso seja identificado como positivo, o animal deverá ser marcado comum P do lado direito da cara para identificação e posterior eliminação, os quais não podem ser comercializados, acarretando prejuízos ao produtor.
Outras informações na SEAGRI pelo telefone (031) 3892 6

Um comentário: