domingo, 26 de junho de 2011

Intercâmbio

Administração Pública de Ponte Nova busca experiência
do SAAE de Viçosa na gestão da Limpeza
Na última semana, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Viçosa recebeu o Secretário de Meio Ambiente de Ponte Nova, dois representantes da Câmara de Vereadores do município e dois funcionários do Departamento Municipal de Água, Esgoto e Saneamento (DMAES). Os visitantes se reuniram com o Diretor Presidente do SAAE, Sanzio Borges, o Diretor de Limpeza Pública, Geraldo Fausto e o Assessor Técnico, Marcos Magalhães.
O objetivo da visita foi buscar informações sobre a gestão da Limpeza Pública e conhecer a experiência do SAAE que assumiu este Setor há mais de um ano. A Prefeitura de Ponte Nova está estudando transferir os serviços de limpeza da cidade para o DMAES, que já trabalha com água e esgoto. O secretário de Meio Ambiente de Ponte Nova reconheceu que nestes 18 meses sob gerenciamento do SAAE, a Limpeza Pública de Viçosa deu grandes avanços. A equipe conheceu os caminhões que possuem mecanismo que despeja os resíduos dos contêiners diretamente no compactador, aumentando a agilidade da coleta e a segurança do trabalho. O SAAE falou sobre as 90 papeleiras e 50 contêiners distribuídos nos pontos da cidade com maior volume de descarte de resíduos sólidos e disse que, posteriormente, toda a cidade será contemplada. A equipe de Ponte Nova conheceu os investimentos em obras na Usina de Triagem e no Aterro Sanitário e obteve esclarecimentos sobre o processo para a obtenção do licenciamento ambiental, que vai permitir que o município receba o ICMS Ecológico, valor repassado ao município pelo Governo Estadual destinado a incentivar investimentos na área de saneamento.
Os diretores do SAAE também informaram sobre os investimentos em pessoal e sobre os dois processos seletivos realizados para contratação temporária de funcionários para os serviços de limpeza e manejo de resíduos sólidos e para motorista e operador de máquinas. Além disso, disseram que, pela primeira vez, a equipe de Limpeza Pública de Viçosa conta com um fiscal para observar e orientar a população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário